5 Dicas para Proteger seu Instagram de Ataques e Invasões

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Manual do android

O Instagram é uma das redes sociais mais populares atualmente. Todos os dias, milhões de fotos, vídeos e mensagens são publicados por lá. Mas você já imaginou como seria se suas imagens íntimas e detalhes de conversas fossem parar nas mãos erradas ou fossem expostos por um criminoso?

Infelizmente, isso pode acontecer. Portanto é muito importante saber como se proteger desse tipo de ataques e invasões. Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas de como proteger o seu Instagram. Ficou interessado? Continue lendo!

Como as Invasões Acontecem?

Muitos usuários logam seus perfis em dispositivos móveis e acabam deixando a sessão aberta, ou seja, permanecendo conectados mesmo depois de fechar o app, o que deixa o caminho livre para invasores. 

Além disso, dados expostos em redes sociais podem ser um prato cheio para criminosos agirem até mesmo fora da internet, já que as pessoas que possuem perfis públicos no Instagram expõem os locais que mais frequentam, como restaurantes, local de trabalho e até mesmo a localização da casa onde moram.


Entretanto, é possível evitar o acesso de hackers ao seu perfil do Instagram. Confira medidas simples:

Pessoa vendo feed do Instagram
Pessoa vendo feed do Instagram
  1. Ative a autenticação de dois fatores

Esta é uma das melhores medidas de segurança para proteger sua conta, já que ela faz com que o usuário precise fazer o login e depois confirmar a autenticidade da atividade por outro meio, como SMS ou e-mail. Outra vantagem é que, caso outra pessoa tente logar na conta, o usuário será notificado na mesma hora pelos canais escolhidos por ele.

  1. Escolha uma senha forte

Fuja do óbvio! Nada de colocar datas de nascimento, nome do pet ou informações muito fáceis de adivinhar. Uma boa senha precisa ter, no mínimo, 8 caracteres e conter uma sequência combinando letras, números e caracteres especiais.

  1. Conta pública ou privada

Dependendo do uso do seu perfil (profissional ou pessoal) você pode optar por manter a conta privada ou pública. Para postagens muito pessoais é interessante manter o perfil fechado para evitar problemas com pessoas estranhas e cibercriminosos. 

  1. Cuidado com a caixa de entrada

Tome muito cuidado com o que chega na sua caixa de entrada de mensagens diretas. Muitos hackers enviam spam e malwares através de links enviados por perfis falsos. 

Caso receba algum desses links suspeitos, não clique! Apague a mensagem e denuncie a conta falsa.

  1. Atualize sempre

Baixe sempre as atualizações disponíveis na sua loja de aplicativos. Além disso, mantenha ativo um antivírus para android para fortalecer a proteção do seu smartphone, te deixando protegido para navegar na internet.

Seguindo nossas dicas, você pode utilizar o Instagram de forma muito mais segura e tranquila. Você conhece outras formas de proteger seu perfil nesta rede social? Compartilhe conosco nos comentários!

Imagens: Unsplash (Claudio Schwarz | @purzlbaum); Pexels (cottonbro).